Texto escrito por Marcelo Nascimento. Publicado originalmente em jun/2016.
Instalando o Ionic
Para a configurar o Ionic é necessário instalar o Node.js primeiro.
Assim que o Node.js estiver pronto, instalaremos o Cordova e o Ionic pelo comando npm install -g cordova ionic. Após o término, confirme se o Ionic foi instalado corretamente utilizando o comando ionic no prompt de comando, e você verá a lista de comandos disponíveis.
Para criar aplicativos é necessário instalar as dependências de cada plataforma. Siga os guias do Android e iOS para saber como instalá-las.
Criando um projeto
Para criar um novo projeto Ionic, utilize o comando ionic start <nome_projeto> [template]. O projeto será criado na pasta de onde o comando foi executado. O template do projeto não é obrigatória, e caso seja omitida, o Ionic utiliza o template de abas como padrão. Os templates são: blank, sidemenu e tabs.
Ex: ionic start MyApp blank
Execute seu projeto
Assim que seu projeto for criado, você pode testá-lo. Para fazer isso vá até a pasta do projeto e utilize o comando ionic serve ou ionic serve –lab. O comando serve inicia um servidor local para sua aplicação para ser visualizado no seu navegador. A opção –lab faz com que sejam abertas duas janelas do aplicativo, uma simulando para Android e outra para iOS.
Para testar seu aplicativo em um aparelho será necessário adicionar a plataforma em seu projeto com o comando ionic platform add <platform>, onde <platform> pode ser ios ou android. Após a adição da plataforma, iremos fazer o build, e para isso é necessário ter instalado as dependências. Execute o comando ionic build <platform> ou ionic run<platform>. O primeiro irá fazer apenas o build do aplicativo, enquanto que o segundo faz o build e já executa o aplicativo, procurando algum aparelho conectado ou no emulador caso não encontre.
Referências/Links Úteis
Getting Started with Ionic – https://ionicframework.com/
Quer conhecer mais sobre soluções digitais inovadoras?
Acesse: http://www.wkm.com.br