Transformando a experiência previdenciária com inovação móvel
A Previ, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e maior fundo de pensão da América Latina, buscava modernizar e otimizar o acesso de seus participantes aos serviços e informações de seus planos de previdência. A Working Minds foi selecionada em 2017 para desenvolver seu aplicativo móvel, iniciando uma parceria duradoura e de sucesso.
Utilizando tecnologias modernas e uma abordagem colaborativa ágil, o aplicativo está em constante evolução, e se tornou um canal de autoatendimento robusto, intuitivo e completo, tendo sido instalado por mais de 80.000 pessoas até meados de 2025.
Este case detalha como a colaboração entre Previ e a Working Minds resultou em um aplicativo que não apenas elevou a satisfação dos participantes, mas também otimizou a gestão dos planos e reforçou a posição da Previ como líder inovadora no setor previdenciário.
Sobre a Previ: Gigante da Previdência na América Latina
A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) é uma entidade fechada de previdência complementar com mais de um século de história, fundada em 1904. Consolidou-se como o maior fundo de pensão da América Latina, responsável pela gestão de um patrimônio significativo (gerenciando aproximadamente R$ 270 bilhões, conforme dados de referência) e, deste modo, pelo futuro previdenciário de centenas de milhares de funcionários do Banco do Brasil e seus familiares.

O Desafio: Modernizar o Acesso e Engajar Participantes
Com a crescente digitalização dos serviços financeiros e a necessidade de oferecer autonomia e conveniência aos seus participantes, a Previ identificou a urgência de aprimorar sua plataforma de autoatendimento, especialmente através de dispositivos móveis, cada dia mais populares e ricos em recursos tecnológicos. Os principais desafios eram:

A Solução: Uma Plataforma Móvel Completa e Evolutiva
Em 2017, a Working Minds foi escolhida pela Previ para assumir o desenvolvimento do aplicativo móvel, a partir de sua segunda versão. A decisão foi baseada na expertise técnica da Working Minds, seu compromisso com a qualidade e capacidade de construir parcerias de longo prazo focada em resultados, já demonstrados, aquela altura, por 4 anos de bons serviços prestados à Previ no desenvolvimento de seu portal Web e Intranet.
Desde então, a Working Minds, em estreita colaboração com as equipes de tecnologia da Previ, tem sido responsável pela evolução contínua do aplicativo. Mais recentemente, atuou também em parceria com a Sirius Interativa para o design da interface da versão 5 do app, lançada no início de 2024.
O que entregamos:
- App híbrido com código único para iOS e Android
- Backend estruturado com API Gateway Ocelot (Microsoft)
- 2 gerações da Interface com o Usuário
- Sincronização ampla com os sistemas de autoatendimento
- Suporte contínuo para novas versões e funcionalidades

Principais Funcionalidades do Aplicativo Previ

Resultados impactantes e benefícios contínuos
A parceria entre Previ e Working Minds tem gerado resultados expressivos e consistentes:
- Alta Adoção e Engajamento: o aplicativo já foi instalado por mais de 80.000 pessoas, e conta com mais de 58.000 usuários ativos mensais (maio/2025), com níveis de utilização que superam o portal web de autoatendimento.
- Satisfação dos participantes: o feedback dos usuários é positivo, destacando a facilidade de uso, a completude das funcionalidades e a conveniência de ter as informações e serviços na palma da mão.
- Autonomia e Melhor Gestão Previdenciária: os participantes possuem ferramentas poderosas para acompanhar seus planos, simular seu futuro e tomar decisões mais informadas sobre a sua previdência.
- Eficiência Operacional para a Previ: a capacidade de autoatendimento do aplicativo contribuiu para uma redução no volume de chamadas para o call center e em outras consultas que agora podem ser resolvidas diretamente pelo usuário.
- Impulsionamento de Adesões: facilidade de acesso à informação e simulação de planos, especialmente o Plano Previ Família (destinado a familiares dos participantes), contribuiu para um aumento na adesão a esses produtos.
- Fortalecimento da Imagem da Previ: o aplicativo moderno e funcional reforça a imagem da Previ como uma instituição inovadora e focada nas necessidades de seus participantes
“Trabalhamos com a WKM desde 2017 e nossa parceria sempre trouxe ótimos resultados. Tanto a sustentação quanto às evoluções do nosso app são entregues nos prazos estabelecidos e com a qualidade esperada. Só temos a agradecer e desejamos sempre muito sucesso para a equipe Working Minds”.
Katia Belarmino – Previ
Serviços Especializados para o Setor de Previdência
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis de Autoatendimento
Participantes com acesso fácil a extratos, simulações, solicitações e informações na palma da mão.
Modernização e Desenvolvimento de Portais Web
Plataformas intuitivas e seguras para participantes, assistidos, e para a gestão interna da entidade.
Intranets Estratégicas
Facilitação da comunicação interna, a gestão do conhecimento e o acesso a ferramentas para colaboradores.
Alocação de Squads e Profissionais Especializados
Reforço às equipe com talentos em desenvolvimento, UX/UI, e gestão de projetos com experiência no setor.