AngelHack 2016

A AngelHack é um dos maiores eventos de hackthon existente hoje no mundo e tem várias edições ao longo do ano em todos os continentes, a equipe da Working Minds esteve presente em São Paulo.

Texto escrito por Erick Garcia. Publicado originalmente em junho/2016.

Eu e Thiago Garcia viajamos para São Paulo, entre os dias 16 e 17, representando a Working Minds como mentores e equipe de suporte à equipe GS1, que por sua vez foram como patrocinadores do evento e oferecendo um tema que girava em torno de um sistema desenvolvido em parceria com a Working Minds.

A competição

Prédio da IBM. Remete o contorno de um “i”

O local escolhido foi o prédio da IBM que possuí uma estrutura mais que o suficiente para sediar um evento desse nível. O prédio possuí várias áreas diferentes, incluindo uma área de descompressão, diversas salas de reunião e um museu com uma pequena história de alguns equipamentos da IBM. Após uma breve introdução aos participantes no pátio do local todos fomos encaminhados ao refeitório, que após uma introdução por parte dos patrocinadores foi então dada a largada para as equipes codificarem.

Os temas foram escolhidos por patrocinadores e pela IBM e com o requisito de rodar no Bluemix, plataforma de nuvem da IBM. A GS1, por exemplo, propôs desenvolver aplicativos que pudessem melhorar a experiência do usuário com a utilização de código de barras.

Participantes reunidos durante a introdução

Participantes reunidos durante a introdução

Os participantes fecharam as equipes durante a introdução no pátio e os que não conseguiram um grupo foram automaticamente inseridos em grupos criados pela organização. As equipes precisaram escolher um dos temas oferecidos e desenvolver uma ideia e um protótipo funcional em cima desse tema para apresentar no auditório da empresa.

Cada tema sugerido por um patrocinador teve uma premiação a parte e a equipe vencedora geral, escolhida pela organização da AngelHack, teve uma premiação a mais que inclui uma viagem ao Vale do Silício.

Preparar, apontar, codificar!

A competição deu inicio as 12:00 do sábado, dia 16, terminando somente no dia seguinte as 12:00, dando 24 horas de muito brainstorming, codificação e energéticos aos participantes. Durante esse tempo foram servidos almoço, janta e, obviamente, pizzas.

Com o passar do tempo e o chegar da madrugada era de se esperar o cansaço por parte dos participantes, porém muitos se mantinham firme e fortes a exceção de alguns que sucumbiram ao sono e dormiram de qualquer maneira na área de descompressão da IBM.

Ao final do tempo a correria para subir o código e fazer os testes finais e com isso muitos tiveram problemas na integração com o Bluemix e a organização acabou removendo esse requisito da lista. Após a verificação de código de cada equipe, todos os participantes foram encaminhados, após um pequeno atraso, para o auditório do local, onde seriam apresentados as idéias aprovadas no crivo técnico.

Os vencedores

Após a apresentação a equipe da AngelHack acabou por escolher a equipe do aplicativo “Mimimi” que integrou a API Natual Language Classifier, da ferramenta cognitiva IBM Watson ao app, permitindo fornecer respostas engraçadas à suas reclamações diárias, sela ela qual for. Já para o tema proposto pela GS1 o escolhido foi a equipe “Tem pra Já” que desenvolveu a ideia de promoções de produtos que estão para vencer permitindo assim um maior aproveitamento e evitando o desperdício.

Equipe vencedora pela GS1

Eu (primeiro da esquerda) e o Thiago (segundo da direita para a esquerda) juntos a equipe da Gs1

Quer conhecer mais sobre soluções digitais inovadoras?
Acesse: http://www.wkm.com.br

Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
plugins premium WordPress